Publicidade.

Chefs de cozinha renomados movimentam cenário gastronômico de Petrolina durante festival UmbuPancs



Os chefs de cozinha sul-mato-grossense, Paulo Machado, e paulista, Moacir Sobral, são dois dos sete gourmets que vão participar do 1º Festival Gastronômico UmbuPancs, evento especializado em frutos e produtos da caatinga e que deve movimentar a cidade de Petrolina, interior de Pernambuco, a partir deste domingo (2).

Paulo Machado é um nome reconhecido nas escolas especializadas e restaurantes brasileiros e se destacou em 2015 ao receber o Dólmã, prêmio máximo da gastronomia nacional. Em sua participação no Festival UmbuPancs, ele vai apresentar um prato a base de linguiça de Maracajú com plantas alimentícias não convencionais (Pancs), fazendo uso de ingredientes do Semiárido.

Aos 33 anos, Moacir Sobral é outro chef de peso no evento. Professor do curso de Gastronomia da Universidade Fluminense do Rio de Janeiro (UFRJ), também é Mestre em hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi São Paulo (SP). Para o festival, ele deve preparar um prato sabor da terra, estilo ‘Carneiro com molho de umbu e tamarindo com purê de mandioca e Pancs’.

Já a chef de cozinha local, Juci Melo, uma das realizadoras do UmbuPancs e reconhecida pela iniciativa de criar e de valorizar pratos típicos do Sertão, propõe surpreender o público através do empreendedorismo gastronômico; fruto, segundo ela, das aulas e novas receitas apresentadas no festival. “Muitas pessoas têm grandes ideias, mas estão com receio de seguir em frente. Meu objetivo também é mostrar como a gastronomia a base da caatinga pode ser rentável e uma ótima oportunidade empreendedora”, diz.

UmbuPancs

O festival gastronômico começa às 17h do domingo (2), na Praça 21 de Setembro, com uma feira para mostra da cultura regional, incluindo artesanato e apresentações artísticas. Na segunda-feira (3), às 14h, o público participa das aulas shows, no auditório do Senac, com os gourmets renomados Juce Melo, Geórgia Romero, Robson Trindade, Clodomiro Tavares e João Barreto (o Cumpade). O momento será sucedido de degustação.

A coordenação reservou a terça-feira (4), para as apresentações do seminário gastronômico, com os temas “Valorização da comida brasileira” e “A cozinha nordestina revisitada”, apresentados por Paulo Machado e Moacir Sobral. O seminário começa às 19h, no Senac. E na quarta (5), o evento será encerrado às 19h, com um Jantar Magno no Restaurante Flor de Mandacaru, onde serão servidas iguarias com produtos do bioma Caatinga, ao som do sanfoneiro Targino Gondim e da voz e violão de Tico Seixas.

O UmbuPancs é uma realização do restaurante Flor de Mandacaru e Café de Bule e conta com o apoio do Sebrae, Senac,  Prefeitura Municipal de Petrolina, Posto Ipé, Espaço Janela 353 e Damroupas. O Ibis Petrolina é o hotel oficial do festival.


Serviço

As inscrições para o seminário gastronômico custam R$ 50,00 e podem ser feitas no Sebrae (Centro de Convenções de Petrolina) e no Senac (Rua Projetada, 650, Maria Auxiliadora). Mais informações: (087) 3983-7600/ 2101-8902/ 8904. A participação no Jantar Magno será mediante reserva antecipada através dos contatos: (87) 99975-1101 e 98817-3890. Para participação na Feira: (87) 98814-3409.

Chefs de cozinha renomados movimentam cenário gastronômico de Petrolina durante festival UmbuPancs Chefs de cozinha renomados movimentam cenário gastronômico de Petrolina durante festival UmbuPancs Reviewed by Praia da Pipa (RN) on 16:08 Rating: 5

Nenhum comentário